Na última sexta-feira (24), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um estudo com uma estimativa de aumento de 11,6% no valor adicionado (VA) da agropecuária neste ano. A projeção do VA da produção vegetal permaneceu em 14,2% de alta, enquanto a previsão para a produção animal foi revista de 1,6% para 0,8%.
A atualização dos pesos dos componentes do setor agropecuário, após a divulgação dos resultados no ano passado e a compensação nas revisões das estimativas para 2023 por segmento na produção vegetal, motivaram a manutenção da projeção para este ano.
A participação da produção vegetal aumentou significativamente nos últimos anos e hoje corresponde a cerca de 80% do VA do setor agropecuário. Sendo assim, a alta elevada da produção vegetal em 2023 passou a ser mais significativa do que os pesquisadores do Ipea, José Ronaldo Souza Júnior e Pedro Garcia, autores do estudo, haviam previsto anteriormente, conforme a nota nº 26 da Carta de Conjuntura nº 57.
Na produção vegetal, as novas estimativas para as produções de milho e café na safra 2023/2024 compensaram a revisão para baixo na produção de soja, e, assim, mantiveram o VA do setor com alta de 11,4%.
Para este ano, portanto, a soja deve apresentar crescimento de 21,3%, o milho de 10,2% e o café de 5,7%. As projeções para a produção de arroz e trigo, no entanto, são de queda de 6% e 13,8%, respectivamente.
As informações são do Hub do Café.