ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa CaféPoint: o que os produtores têm a dizer sobre a safra 2016

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/10/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
 Por Thais Fernandes

A seca que assola o Estado do Espírito Santo, maior produtor de conilon do País, continua trazendo incerteza para produtores e indústria nacional. A queda na produção já impacta preços da variedade no mercado interno, que nesta terça-feira (18/10) ultrapassou os R$500 por saca. Já no arábica, produtores relataram ocorrência de chuva durante a colheita da safra 2016, que levou mais cafés ao chão.

Foto: Renata Silva
Produtor em Ji-Paraná (RO) / Foto: Renata Silva

Para reunir informações diretamente dos produtores sobre essa e outras realidades produtoras, a Pesquisa CaféPoint Colheita Cafeeira Safra 2016 ouviu mais de 500 cafeicultores de todo Brasil. Além das 17 perguntas que compuseram o questionário, o levantamento utilizou relatos dos produtores através dos canais de comunicação do site CaféPoint e fotos enviadas pelos próprios leitores.

Entre as constatações, a de que houve queda na produção de conilon no Espírito Santo para 73% dos informantes verificaram queda na produção. Até 57% deles apontaram queda entre 30 a 80% na produção, em relação a safra anterior. Os produtores vivem uma das piores colheitas dos últimos anos, enfrentando a seca severa que se prolonga, pelo menos, desde 2015. Na pesquisa, 98% dos participantes afirmaram que o volume de chuvas ficou abaixo da média tanto na floração quando durante o enchimento dos grãos na safra 2016.

Já na região do Sul de Minas, tradicional produtora de arábica, os cafeicultores identificaram problemas durante a época de colheita dos grãos. A área de produção de arábica recebeu chuva, sendo que 65% dos relatos foram de ocorrência quando o fruto ainda estava na lavoura e 33% com o café já no terreiro. O fenômeno ocasionou um volume de frutos recolhidos do chão durante a colheita, para 48% dos informantes, de 16 a 30% da produção;

Confira, agora, os resultados completos, clicando aqui Pesquisa CaféPoint Colheita Cafeeira Safra 2016, apresentados inicialmente durante a Semana Internacional do Café (SIC), na programação do Fórum da Agricultura, em setembro de 2016. O trabalho contou com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que fez uma análise dos resultados, e da empresa Climatempo através da AgroClima PRO.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures