No dia 29 de maio ocorreu, no Sítio do Valnei, na Comunidade Machado, em Perdões (MG), um dia de campo sobre Cafeicultura. O evento foi promovido pela EPAMIG e a Fundação Hanns R. Neumann Stiftung, com o objetivo de auxiliar produtores de pequeno porte na escolha de cultivares mais adequadas às características de suas propriedades.
O dia de campo foi dividido em três estações: “Poda como alternativa para a recuperação da produtividade”, conduzida pelos pesquisadores Gladyston Carvalho (EPAMIG), André Dominghetti (Embrapa Café) e pelo bolsista Alessandro Meirelles (CBP&D Café); “Boas práticas para amostragem do solo e folhas do cafeeiro”, apresentada pelo pesquisador Paulo Gontijo e pelo bolsista Thiago Reis (CBP&D Café); e “Café e Clima: Práticas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas”, ministrada pela bióloga Fernanda Faria, (Fundação Hanns Newmann).
Cinco cultivares plantadas na mesma época estão sendo avaliadas pelo projeto, que é implementado com o apoio do Consórcio de Pesquisa Café, em parceria com a Fundação Hanns R. Neumann e a Emater-MG. A proposta é que ao final de três anos seja identificada a variedade ideal para o local.