Entre os dias 11 e 13 de janeiro, empresários do Brasil, através do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceria por Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), particoparam da World of Coffee Dubai 2023. A ação poderá render US$ 56,862 milhões em negócios.
Os brasileiros realizaram 350 contatos comerciais, sendo 280 com novos parceiros, que permitiram a realização de US$ 17,626 milhões em negócios na feira e a prospecção para a concretização de mais US$ 39,236 milhões ao longo dos próximos 12 meses. Se confirmada a estimativa, a participação atual representará uma alta de 143% sobre os US$ 23,354 milhões gerados pela participação em 2022.
Para o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, o Oriente Médio é um mercado emergente e bastante promissor para os cafés especiais do Brasil. “O crescimento nos negócios evidencia que o café vem caindo no gosto da população local. Temos observado muitos jovens interessados pela bebida, o que indica um futuro promissor na região e o Brasil já está fazendo seu trabalho para ocupar uma fatia importante deste mercado”, destaca.
A participação brasileira na World of Coffee Dubai 2023 se deu em um estande, que contou com bancadas dos associados da BSCA e um brew bar. Também foram realizadas três sessões de cupping para apresentar os cafés do Brasil aos presentes.
Rodada de Negócios
Além das ações realizadas no evento, a delegação brasileira também organizou a “Rodada de Negócios Oriente Médio 2023”. A iniciativa gerou 63 contatos comerciais, sendo 48 novos, e pode render US$ 3,1 milhões em negócios, sendo que US$ 800 mil desses já foram concretizados na feira.