A Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) e o Café da Colômbia trabalham em parceria para promover o principal produto, fazendo com que chegue a novos mercados em benefício dos produtores. O objetivo é que o café aumente na cadeia de valor e os produtores obtenham preços lucrativos para eles e suas famílias. No país, mais de 540 mil famílias estão envolvidas na produção do grão.
Juan Valdez, o ícone que representa os cafeicultores colombianos e simboliza o café de excepcional qualidade que eles produzem, participará de diferentes eventos nacionais e internacionais este ano. Essa agenda faz parte da estratégia da FNC de melhorar sua rentabilidade, especialmente na situação atual de baixos preços do café padrão.
Na semana passada, Juan Valdez participou da ITB Berlin Tourism Fair, na Alemanha, uma plataforma excepcional onde os participantes puderam oferecer café colombiano com o personagem como convidado especial.
Já como parte da aliança "Marcando Estilo", entre a Câmara de Comércio de Bogotá e o El Corte Inglés da Espanha, será realizado um piloto para servir o produto colombiano em dez dos restaurantes de estilo bistrô do gigante multicanal espanhol. Essa iniciativa inclui demonstrações e degustação de café para que os clientes possam escolher a origem e a preparação da bebida, preferencialmente microlotes, de modo que o público possa conhecer a rastreabilidade do grão e a história de quem o produz.
O evento reunirá a gastronomia colombiana e a moda em um único palco, incluindo produtos típicos colombianos no cardápio das mais de 100 cafeterias El Corte Inglés, além do trabalho de estilistas como Margarita Díaz del Castillo, Rinkel e Flor Amazona.
Graças à sua qualidade excepcional, o café colombiano já alcança diferentes cantos do planeta e, somado ao trabalho conjunto do Fundo Nacional do Café e da marca Café Colombiano, sua promoção ajuda a consolidar e abrir mercados de alto valor para o benefício dos produtores.
As informações são do Portafolio / Tradução Juliana Santin