Buscando promover produtos especiais de café da Etiópia para a comunidade internacional, o governo etíope, junto com o governo da Coreia do Sul, divulgou na primeira quinzena de agosto um projeto para construir um parque de café.
O planejado Coffee Park, que será construído em conjunto pelos governos etíope e sul-coreano a um custo de US$ 50 milhões em 30 hectares de terras na capital da Etiópia, Addis Ababa, deverá "desempenhar um papel importante na promoção do café da Etiópia para a comunidade internacional", disse Hyiru Nuru, diretor de informações e controle de mercado da Autoridade Etíope de Café e Chá. De acordo com ele, o novo parque, que terá um museu do café e um centro de mercado do grão, além de várias outras instalações, levará três anos para ser concluído.
O plano para construção também é parte do grande projeto da Etiópia de penetrar no mercado internacional de café por meio de várias iniciativas. Na semana passada, o governo etíope também revelou uma nova iniciativa para estabelecer uma marca nacional de café, a fim de impulsionar a participação do país do leste da África na exportação de café no mercado mundial. Segundo a Autoridade de Café e Chá da Etiópia (ECTA), a nova iniciativa nacional, apelidada de Ethiopian Coffee, visa principalmente estimular a aceitação do café etíope no mercado global.
A ECTA, que vem desenvolvendo o novo guarda-chuva da marca de café, também disse que a nova iniciativa liderada pelo governo aumentaria a imagem internacional das principais variedades de café da Etiópia, como o café Yirgacheffe, Harrar e Sidamo.
Adugna Debella, diretora-geral da ECTA, observou que a nova marca do café etíope tem "importância primordial para o desenvolvimento do setor cafeeiro". Ele também enfatizou que a nova iniciativa ajudaria o país da África Oriental a decidir e negociar o preço do café no mercado internacional.
As informações são do Xinhua / Tradução Juliana Santin