Com o fim da época de colheita, o cafeicultor começa a se preocupar com o novo ciclo de produção que se inicia. Dentre as importantes técnicas de manejo da lavoura que são indicadas para esta época do ano, está a poda do cafeeiro, onde as principais técnicas usadas pelos cafeicultores são a recepa, o decote e o esqueletamento.
A recomendação da poda varia de situação para situação, mas, de forma geral, são duas possibilidades: melhorar o ambiente da lavoura e arquitetura das plantas ou, como estratégia de manejo, programar a produção na fazenda como um todo.
As vantagens da poda no cafeeiro podem trazer vários benefícios, dentre eles maior aeração e ventilação, aumento de ramos produtivos, melhoramento no equilíbrio entre parte área e sistema radicular, eliminação do excesso de hastes ou plantas, facilidade nas operações da mecanização do manejo da lavoura, e redução da altura das plantas para facilitar a colheita.
Os lançamentos da Palinialves atendem esta demanda por tecnologia na área da poda. A Podadora lateral esqueletadora Palinialves, modelo PA-Podadora/L, foi desenvolvida para efetuar podas de cafezais em geral, contendo duas serras circulares de 650 mm. O equipamento permite a realização de poda leve e de poda pesada. Os discos são de aço carbono, originais de podadora, garantindo grande qualidade e resistência.
Outro lançamento da marca é a Podadora decotadora Palinialves, modelo PA-Podadora/T, que tem como objetivo realizar o decote e a recepa do café. A novidade possui uma serra circular de 790 mm que permite efetuar poda das lavouras cafeeiras em geral.
Mais informações: www.palinialves.com.br