Um novo grupo genético do café arábica com grande potencial de qualidade foi desenvolvido no país árabe Iêmen. Chama-se Yemenia, que pode ser traduzido como "a mãe iemenita".
A especialista em café local, Qima Coffee, acredita que é a descoberta mais significativa no café arábica desde as descobertas seculares de Typica/Bourbon e os SLs, os principais grupos arábica que deram origem a todas as outras variedades e cultivares de arábica do mundo.
“Este novo grupo representa um anteriormente desconhecido de genética do café que tem o potencial de remodelar o mundo do café nas próximas décadas”, afirmou a empresa Qima Coffee, em um anúncio divulgado nas últimas semanas. “Além da nova diversidade genética, a qualidade na xícara foi considerada excepcional”, completou.
Em parceria com a empresa RD2 Vision, do geneticista mundial do café Christophe Montagnon, a Qima Coffee empreendeu um projeto de pesquisa de vários anos envolvendo a impressão digital genética de 137 amostras de arábica cobrindo 25 mil quilômetros quadrados.
Ao encontrar muitas das variedades de arábica cultivadas no mundo presentes no Iêmen, a pesquisa revelou ‘um grupo inteiramente novo de genética’, de acordo com os pesquisadores. Os resultados da pesquisa foram submetidos para publicação na revista Genetic Resources and Crop Evolution.
A descoberta do grupo Yemenia também está sendo vinculada a uma iniciativa de mercado da Qima Coffee em parceria com o Cup of Excellence e organizadora do leilão Alliance for Coffee Excellence (ACE), com sede em Portland, Oregon.
Pela primeira vez, os cafés identificados como Yemenia estão indo para um leilão público por meio do segundo leilão de "coleção privada" da ACE, que é totalmente focado em cafés yemenitas adquiridos através da Qima. No ano passado, os preços dos lotes com melhor pontuação se aproximaram dos notáveis ??US $ 200 por libra.
Este ano, os cafés recém-descobertos como Yemenia compreendem 15 dos 20 lotes que vão para um leilão no dia 10 de setembro. Os cinco primeiros lotes, todos com pontuação acima de 90 pontos de acordo com um júri convidado de 35 competidores de 14 países, são todos do grupo da Iêmen.
As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin