ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

OIC reconhece que o preço do café está afetando os cafeicultores de todo o mundo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/02/2013

1 MIN DE LEITURA

4
0
O diretor executivo da Organização Internacional de Café (OIC), Robério Oliveira Silva, entregou nesta quarta-feira (27/02) a seguinte declaração com relação à greve dos cafeicultores da Colômbia, que pedem mais ajuda do Governo para protegê-los da queda dos preços do café e taxas de câmbio (do peso colombiano) mais competitivas.

Declaração Oficial OIC - 27 de fevereiro de 2013

O preço indicativo composto médio da OIC de fevereiro para o café caiu para 132,39 centavos de dólar por libra hoje, 28% a menos que em fevereiro de 2012. O preço composto médio mensal para cafés suaves colombianos caiu de 244,14 centavos de dólar por libra para 161,57 centavos de dólar por libra, equivalente a uma queda de 66% no mesmo período. A atual situação dos preços do café está afetando os produtores em todo o mundo e é motivo de preocupação para a OIC e para a comunidade mundial de café. Essa é uma situação de mercado que não pode ser controlada por nenhum membro particular no mercado. A volatilidade dos preços causa sérios problemas econômicos ao longo de toda a cadeia de abastecimento de café e afeta mais de 120 milhões de pequenos produtores em mais de 50 países em todo o mundo, que dependem da receita do café e têm acesso limitado a instrumentos de gestão de riscos.

Os produtores de café colombianos são valorizados pelos mercados internacionais e seu café é conhecido e respeitado em todo o mundo por sua qualidade. A Federação de Cafeicultores da Colômbia tem sido, por 85 anos, um modelo em países produtores. Garantiu sustentabilidade e uma vida melhor aos cafeicultores colombianos durante toda a sua existência.

A Colômbia é o quarto maior produtor de café do mundo, depois do Brasil, do Vietnã e da Indonésia, e produziu 7,6 milhões de sacas no ano cafeeiro de 2011/12. A Federação de Cafeicultores da Colômbia representa mais de 500 mil pequenos produtores no país.

As informações são da OIC e da Prensa FNC, traduzidas e adaptadas pelo CaféPoint.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO CARLOS SILVA

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/03/2013

Também com esse Governo que temos! Acreditem, apenas 3 acordos comerciais nos últimos 10 anos (!), mesmo assim, com países de "pequena" expressão comercial. A continuar esta política, ninguém mais vai querer plantar café e vamos deixar o mercado mundial para Vietnã, Indonésia e outros países da África.
KLINGER BRENTINI BRANQUINHO

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/03/2013

O "exigente consumidor brasileiro, europeu e norte americano" que anda consumindo e aceitando pela desinformação essa porcaria de blends usados no expresso, capsulas, e mais ainda no solúvel, deveriam ser avisados que o famoso café colombiano  será substituído por plantações de coca, e como no Brasil não há esta opção, restará milhares de produtores quebrados, e mais alguns milhões de desempregados para o setor produtivo bancar parado como é a 10 anos a politica do nosso governo!



E não podemos deixar de parabenizar a industria do café nacional e internacional que faz o que quer com o setor produtivo, e ainda faz o consumidor pagar caro e ficar contente com esse produto que é oferecido! O consumo não para de crescer, imagina se o café de qualidade fosse realmente disponibilizado ao consumidor, que hoje por sua vez  já não distingue café de xarope cafeinado....
MARCUS MAGALHAES

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 28/02/2013

Acho que a OIC tem ouvido a TV MAROS...



Que bom que tenho podido ser, através de minha opinões,  o vetor para que muitas mudanças de postura e condutas no negócio café fiquem evidenciadas.
ARTUR QUEIROZ DE SOUSA

CAMBUQUIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/02/2013

A voracidade dos investidores sobretudo daqueles aplicadores na Bolsa de Nova York, que perderam muito dinheiro em 2008, querem a todo custo recuperar seus prejuizos, manipulando de forma voraz os mercados, e são alvos aqueles menos organizados, sem liderança, e de países subdesenvolvidos. Que Deus nos proteja, pois somente ele é capaz, pois a incompentência chegou nas lideranças do café e parou.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures