O Conselho Internacional do Café, em sua 128ª Sessão Especial realizada em 28 de outubro de 2020, confirmou e endossou, com os principais CEOs do café e líderes globais, uma visão e um roteiro que estabelecem novos compromissos para alcançar um setor cafeeiro próspero, sustentável e inclusivo.
A visão compartilhada e o roteiro, contidos em um comunicado conjunto, foram desenvolvidos e recomendados pela Public-Private Task Force (Força-Tarefa Público-Privada) do Café, composta por membros exportadores e importadores de café e membros líderes do setor privado setor da Organização Internacional do Café (OIC), com o apoio da sociedade civil e parceiros de desenvolvimento.
Pela primeira vez na história do café, os principais tomadores de decisão públicos e privados do café alinharam seus pontos de vista para decidir sobre ações conjuntas para alcançar um setor cafeeiro mais sustentável e próspero.
A OIC afirma que o cerne da visão compartilhada é o meio de vida dos cafeicultores e a sustentabilidade do setor.
“Em uma época de dura realidade, os líderes de todo o setor conseguiram trabalhar juntos para um impacto real. Por meio do Diálogo Setorial Estruturado da OIC e da Força-Tarefa colaborativa única, os setores público e privado concordaram pela primeira vez em abordagens compartilhadas para enfrentar os desafios do setor”, afirmou José Sette, Diretor Executivo da OIC.
“Se quisermos que os cafeicultores tenham uma vida melhor e uma renda próspera, se quisermos que os jovens vejam um futuro para si mesmos no café, se quisermos melhorar as condições para as mulheres e as pessoas vulneráveis, devemos trabalhar juntos”, completa.
Apesar da pandemia, a Força-Tarefa conseguiu se reunir duas vezes on-line desde que foi criada em janeiro de 2020 e construir um terreno comum para uma parceria global entre a indústria do café e os governos. A Força-Tarefa apresentou suas recomendações ao 2º Fórum de CEOs e Líderes Globais, liderado pela OIC, realizado em setembro, e às 127ª e 128ª reuniões do Conselho Internacional do Café.
No comunicado, os principais participantes dos setores público e privado concordaram com uma visão compartilhada e como seguir por meio de um Roteiro 2020/2030, participando de iniciativas que promovem uma renda real próspera para os pequenos cafeicultores, suas famílias e todo o setor cafeeiro. Mais especificamente, eles se comprometem a apoiar diretamente projetos-piloto de renda vitalícia em 4 a 6 países, que devem começar o mais rápido possível.
A Força-Tarefa é fortemente apoiada e coordenada por iniciativas de múltiplas partes interessadas, como a Plataforma Global do Café, o Desafio do Café Sustentável e outras que são uma parte importante desta iniciativa, incluindo a Associação Internacional de Mulheres do Café para garantir que gênero seja integrado ao trabalho da Força-Tarefa.
A OIC considera o comunicado um passo vital no caminho para alcançar um setor cafeeiro global próspero, sustentável, inclusivo e justo.
As informações são do Global Coffee Report. Tradução Juliana Santin