A Organização Internacional do Café (OIC), a Plataforma Global do Café (PGC) e o Ministério Federal Alemão para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) assinaram, na sexta (19), uma declaração para, em conjunto, transformar a cafeicultura mundial num setor sustentável. A declaração, feita em Berlim durante a Semana Verde – feira internacional anual voltada aos setores de agricultura, horticultura e indústria alimentícia –, aborda questões como renda digna, transparência de mercado e equidade de gênero, além de políticas e instituições facilitadoras.
Foto: Ravena Maia
O compromisso de uma visão compartilhada para o setor cafeeiro concentra-se, principalmente, em resiliência econômica, diversidade de origens, sustentabilidade ambiental e mitigação das mudanças climáticas – com destaque para a preservação de ecossistemas de países produtores (42 deles são membros da OIC).
Os signatários reiteraram, ainda, a importância do diálogo multilateral e da mobilização de atores e recursos de governos, setor privado e sociedade civil. "Com nossas forças distintas e complementares, estamos unidos em nossa busca por um futuro próspero para os agricultores que estão por trás dos 2,94 bilhões de xícaras de café que consumimos todos os dias”, disse Vanúsia Nogueira, Diretora Executiva da OIC.
Fonte: Comunicaffe International.