Durante a Expocafé, em Três Pontas (MG), foram apresentados dados em que o município de Campos Gerais, no Sul de Minas, revelou-se o 2º do Estado em área cultivada em café. São 25.713 hectares plantados com a lavoura, ficando atrás apenas de Patrocínio, com 52 mil hectares. A pesquisa teve início em 2016 e foi concluída em 2018 e tem o intuito de oferecer informações precisas sobre o setor, contribuindo com o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas.
José Eduardo Vanzela, diretor comercial da Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais (Coopercam), acredita que o levantamento demonstra a confiança e credibilidade dos produtores na cultura do café, que se reporta aos tempos dos imigrantes italianos, que por ali se instalaram e iniciaram os primeiros cultivos. “Eles deram o ponta pé inicial no cultivo do grão e hoje chegamos ao segundo lugar em plantio. Cremos, no entanto, que estamos muito próximos dessa posição em relação à produção também. Talvez até estejamos nessa mesma posição, face os níveis tecnológicos que os produtores têm adotado na condução de suas lavouras, que vem resultando em alta produtividade; porém não podemos afirmar essa colocação em virtude da falta de dados oficiais sobre o assunto”, afirma.
O mapeamento obteve informações precisas que apresentaram o tamanho e a distribuição geográfica da produção de café no estado. Primeiro foi feito o levantamento da área plantada em 463 municípios produtores de café, com o uso de imagens de satélite. Em seguida houve a validação desses dados em campo, um trabalho realizado pela Emater-MG.
No total, Minas Gerais tem uma área cultivada de 1,2 milhão de hectares. A macrorregião Norte e Vales do Jequitinhonha e Mucuri possuem 77 municípios produtores e uma área plantada de 37,8 mil hectares. Já o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Nordeste somam 51 municípios e uma área cafeeira de 211,9 mil hectares. Na Zona da Mata mineira, Vale do Rio Doce e região Central são 181 municípios e uma área cultivada de 322 mil hectares. As regiões Sul e Centro-Oeste juntas possuem a maior área. São 649,9 mil hectares plantados em 154 municípios.