ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Número de cafeicultores envolvidos em capacitação profissional dobra na região de atuação da Cooxupé

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/01/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
Desde 2010 a Cooxupé – cooperativa mineira de café com mais de 11 mil cooperados espalhados pelo Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo - promove em parceria com o Senar-Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), cursos e capacitações que atendem a muitas das necessidades do produtor rural, principalmente dos pequenos, que vivem da agricultura familiar. Com investimento de R$ 470 mil vindo de ambas as entidades, o convênio atende 18 municípios oferecendo cursos gratuitos com temas que refletem a demanda e as peculiaridades de cada região produtora do grão.

Produtores no curso de Aplicação de Agrotóxicos realizado em Botelhos/MG

Em um balanço realizado recentemente pelo Senar, o número de cursos oferecidos nas Unidades de Negócios da cooperativa cresceu, até o final de 2012, 52% em relação a 2011. “Foi um ano de consolidação da parceria entre a Cooxupé e o Senar-Minas. Realizamos até 21 de dezembro do ano passado, 247 cursos e capacitamos 2.942 produtores cooperados”, revela Rodrigo de Castro Diniz, Gerente Regional do Senar.

Como a parceria acontece ao longo de três anos, Rodrigo avalia que os produtores estão mais atentos ao processo de inscrição dos cursos e eventos. “Estes números são resultados de duas frentes: o produtor busca cada vez mais pela capacitação e nós estamos entendendo melhor suas necessidades”, conta.

Para o Gerente de Desenvolvimento Técnico da COOXUPÉ, José Geraldo Junqueira, a parceria entre as instituições é extremamente importante, pois está alinhada com o objetivo da cooperativa em promover o conhecimento e a qualidade de vida no campo. “Nossos técnicos e engenheiros agrônomos estão sempre visitando propriedades e conhecendo a necessidade do cooperado. Isso amplia as possibilidades dos nossos serviços, porque oferecemos o que eles precisam. Hoje, quem detém a informação, está um passo à frente”, revela.

No ano passado, as capacitações mais procuradas foram aplicação de agrotóxico na lavoura e utilização correta da roçadeira/derriçadora. Outros cursos que compõe o convênio Senar são: administração rural, aplicação correta de agrotóxicos, classificação e degustação de café, orientações sobre a utilização correta do terreiro no processo de secagem do café, saneamento, qualidade da água e custos de produção.

As informações são da Cooxupé, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures