O Sumário Executivo do Café, março 2019, e do Valor Bruto da Produção (VBP), fevereiro 2019, elaborados e divulgados mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola (SPA), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), apontam uma produção mundial de café para a safra 2018/2019 de 174 milhões de sacas, um volume que representa aumento de 34% em relação as 130 milhões de sacas produzidas na safra 2009/2010, até então a maior.
Nesse contexto, o Brasil, maior País produtor mundial de café, colheu 61,66 milhões de sacas em 2018, o que representa em torno de 35% da produção mundial. O Vietnã, segundo maior produtor, obteve 30,4 milhões de sacas, o que corresponde a 17,5% da produção mundial. Já o terceiro, a Colômbia, produziu 14,3 milhões de sacas e sua safra equivale a 8,2% da produção do planeta.
Os últimos dez anos apresentaram um crescimento de 56% no volume produzido no Brasil, passando de 39,5 milhões de sacas, em 2009, para 61,66 milhões, em 2018. Porém, neste mesmo período, o Valor Bruto da Produção de café, que é calculado com base no volume produzido e nos preços médios recebidos pelos produtores, teve crescimento de apenas 34%, já que em 2009 a receita bruta foi de R$ 18,91 bilhões e em 2018 atingiu R$ 25,25 bilhões.
Com base nesses dados, a pesquisa constatou que houve um aumento no volume de café produzido nas últimas dez safras, mas não um aumento de faturamento bruto na mesma proporção, em virtude de quedas sucessivas na cotação dos preços médios recebidos pelos cafeicultores.
No contexto mundial, vale destacar que na safra 2009/2010, o Vietnã e a Colômbia produziram 18,5 milhões e 8,1 milhões de sacas, cujos volumes de produção registraram crescimento expressivo de 64,3% e 76,5%, respectivamente, nas últimas dez safras objeto desta análise, tendo atingido 30,4 e 14,3 milhões de sacas na safra 2018-2019, conforme mencionado anteriormente, de acordo com os dados do Sumário Executivo do Café – Março de 2019.
Com base nesses dados, é possível constatar que os três maiores países produtores de café do mundo (Brasil, Vietnã e Colômbia) aumentaram seu market share (participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto) nos últimos dez anos.
O relatório completo está disponível no site da Embrapa.
As informações são da Embrapa Café.