ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nicarágua aposta em novos equipamentos para melhoria da cafeicultura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/03/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

Para a Nicarágua, que planta, em sua maioria, variedades de café arábica, especialistas apontam uma quebra de 40% nesta safra, motivada pelas pragas, insumos caros, estradas com acesso ruim e queda nos preços internacionais. A produção média é baixa, cerca de 2 milhões de sacas de 60 kg. O setor cafeeiro gera uma receita de US$ 400 milhões em exportações e também é responsável por gerar centenas de milhares de empregos.

Um grupo de cooperativas do país vai receber um reforço para a produção, com o Programa Centro-americano de Gestão Integral da Ferrugem do Café (PROCAGICA), que entregará equipamentos para o despolpado úmido de café. Como há limitação de acesso aos recursos hídricos, com a infraestrutura, produtores locais poderão fazer uma boa separação do grão da polpa com pouco uso de água. O consumo de água diminui de 30 a 40% e contribui à redução da contaminação gerada pelos subprodutos do café, devido ao fato de que a polpa e as águas servidas são gerenciadas em um mesmo lugar.

Pelo processo, os cerejas descascados não vão para a secagem. Eles seguem para grandes piscinas d´água, nas quais permanecem entre 12 e 48 horas. Durante esse período, ocorre um processo de fermentação e eliminação da mucilagem (está fortemente aderida ao pergaminho, a película que envolve a semente do café). O fruto vai para a secagem mantendo apenas o pergaminho. A bebida preparada com esses grãos será mais frutada, floral e ácida.

Os módulos de despolpado úmidos centralizados são equipados com um motor, uma máquina despolpadora e um crivo para classificar os grãos e transportadores de café e polpa. Cerca 109 famílias cafeeiras vinculadas à nove cooperativas dos municípios de Matagalpa, Rancho Grande, El Tuma-La Dalia, San Sebastián de Yalí, Dipilto, El Jícaro e Jalapa serão beneficiadas por esta iniciativa. Estes módulos contribuirão à manutenção da qualidade de uns 12.550 quintais de café pergaminho.

As informações são do Agrolink.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures