ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Municípios monitorados pela Cooxupé registram chuvas irregulares neste começo de ano

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/03/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Departamento de Geoprocessamento da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) constatou irregularidades no volume de chuva nos municípios monitorados. A avaliação destaca que fevereiro fechou com chuva acima da média, assim como dezembro de 2022 e janeiro de 2023, especialmente no Sul de Minas e em Caconde (SP). Por outro lado, o Cerrado Mineiro e São José do Rio Pardo (SP) registraram chuvas abaixo da média histórica para o mês.

Cabo Verde, no Sul de Minas, registrou o maior volume acumulado (405,5 mm), o que representa, portanto, o dobro do volume histórico para o município (178,2 mm). A cidade é seguida por Monte Santo de Minas (362,6 mm) e Guaxupé (323,7 mm).

Os menores volumes ocorreram em Coromandel (114,6 mm), Monte Carmelo (99,8 mm) e Rio Paranaíba (91,2 mm). Com relação à formação de frutos, os formados a partir da florada que aconteceu no fim de setembro de 2022, encontram-se na fase reprodutiva denominada “granação dos frutos”.

Com isso, os meses de janeiro, fevereiro e março são fundamentais no processo de formação do grão de café. É neste período que ocorrem as maiores demandas por nutrientes, pois, além de realizarem o enchimento dos frutos, as plantas estão desenvolvendo a fase vegetativa.

Nesta fase, o cafeeiro trabalha intensamente para promover a diferenciação das gemas reprodutivas e o desenvolvimento de ramos, nós e folhas que serão os responsáveis pela produção em 2024.

Diante disso, a quantidade de flores que o cafeeiro produzirá depende do número de nós nos ramos laterais. Durante esse período, portanto, qualquer fator desfavorável à fase reprodutiva e/ou vegetativa que altere o metabolismo da planta pode comprometer o seu desenvolvimento, alerta a equipe do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé.

Na página da Cooxupé estão disponíveis para consulta e download todos os dados coletados pelas estações meteorológicas da cooperativa. 

As informações do Hub do Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures