O Movimento Todos a Uma Só Voz busca conectar o agro à sociedade brasileira, valorizando a pluralidade e motivando a empatia pelo setor. O movimento conta com participação de diversas entidades do agronegócio para unir toda a cadeia produtiva em uma única plataforma de comunicação.
“Ao longo dos anos, por meio de pesquisas e até mesmo pela vivência no setor, percebemos que o agro é muito rico e grande, porém não existe união por parte das cadeias quando se trata de comunicar. O que existem são ações pontuais e isoladas, que, apesar de eficientes, não abrangem todas as atividades e nem têm uma narrativa consistente e única”, explica o coordenador do projeto, Ricardo Nicodemos, que é diretor da RV Mondel e também vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), uma das entidades que apoiam o movimento.
O Brasil é um dos grandes líderes do agronegócio no mundo, sendo referência em produção de commodities como café, soja, laranja e cana-de-açúcar. Com mais de 5 milhões de propriedades rurais, o País tem no setor um dos principais pilares da economia, representando 23% do PIB nacional. Faturou mais de R$ 870 bi em 2020 e tem uma movimentação de cerca de US$ 100 bilhões em exportação por ano.
Mesmo com essa representatividade e importância, o agro ainda é pouco conhecido e valorizado pela sociedade em geral. A ausência de uma comunicação mais direta acaba gerando desconhecimento e preconceito entre os consumidores. “Em todo o mundo, as populações admiram o agro de seus países. A Colômbia, por exemplo, fez o seu café ser admirado por seu povo e pelo mundo; Portugal transformou seu azeite em referência mundial e orgulho nacional; o jamón é um ícone da gastronomia espanhola respeitado mundialmente. O Brasil é um dos grandes líderes do agro mundial, mas não tem o reconhecimento da sua população”, pontua Ricardo.
“A falta de uma comunicação única, de referência, faz com que as fake news ganhem maior destaque do que a realidade, que corresponde a um setor que emprega, produz e ajuda a alimentar o mundo. Por isso, o Movimento ‘Todos a Uma Só Voz’ vem para conectar o brasileiro ao agro a fim de gerar conhecimento, engajamento e admiração”, ressalta o coordenador.
De acordo com pesquisas que buscaram entender a percepção da população dos grandes centros urbanos sobre o agronegócio brasileiro, 40% dos entrevistados afirmaram nunca ter ouvido falar sobre o agro e 87% deles concorda que o setor precisa contar mais sua história e seu futuro.
“É importante lembrarmos que anos atrás o Brasil era dependente da produção de alimentos de outros países e, a partir do momento em que nossos produtores rurais entenderam sua missão e importância, o cenário mudou e nos tornamos um dos líderes mundiais na produção de alimento. O agronegócio brasileiro cresceu, se tornou um setor inovador, respeitando a fauna e preservando o meio ambiente, priorizando oferecer qualidade à mesa de todas as nações”, enfatiza Ricardo, reforçando trechos do Manifesto à União do Agro, criado e divulgado pelo Movimento.
Banco de informações
Com foco em trazer conhecimento sobre o setor, o movimento “Todos a Uma Só Voz” lança um site que reúne informações relevantes sobre o agronegócio, desmistificando e informando a população envolvida ou não com o setor quanto às atividades do agro brasileiro.
“Nossa ideia com esse site é reunir em um único espaço virtual o máximo de informações para que a sociedade possa consultar e entender mais sobre o agro. O nosso site e a campanha do Movimento pretendem levar à sociedade o conhecimento real do que representa o setor e suas ações, deixando claro sua importância e comprometimento com temas relevantes, como preservação do meio ambiente, sustentabilidade e combate à fome, por exemplo”, pontua Ricardo Nicodemos.
O site é abastecido com textos e artigos sobre sustentabilidade socioambiental; oportunidades para produtores rurais, estudantes e empreendedores; mitos e verdades sobre o agro; e temas voltados às famílias, como a variação do cardápio no dia a dia e a economia aproveitando as oportunidades das safras e das estações do ano.
Dentre as ações do “Todos a Uma Só Voz”, está uma série produzida em áudio book chamada ‘O Reino de Agrus’, que conta uma estória lúdica de um povo que tinha a agricultura e a pecuária como suas principais fontes de sobrevivência. “Essa série encantará a todos, mostrando as dificuldades e as vitórias na vida dos produtores e produtoras, com um enredo leve e contagiante”, conta o coordenador do projeto.
Os episódios serão disponibilizados no site do Movimento. “Faremos ações que buscam atingir todas as camadas da sociedade, desde as crianças até os mais experientes, por meio de campanhas na mídia, sempre com a missão de apresentar e valorizar a importância do agronegócio brasileiro no mundo e para a vida das pessoas”, detalha Nicodemos.
O movimento “Todos a Uma Só Voz” tem o apoio da ABAG, ABCC, ABIARROZ, ABIEC, ABITRIGO, ABMRA, ABPA, ABRALEITE, AMA BRASIL, ANDAV, ASBRAM, FENEP, IBÁ e SNA, além de diversos veículos de comunicação e o patrocínio da CropLife.
Para saber mais, clique aqui.