Na última sexta-feira (30/12/2016), em Belo Horizonte, faleceu Robério Oliveira Silva, diretor executivo da OIC (Organização Internacional do Café). O brasileiro havia sido reconduzido ao cargo em reunião em Londres, em setembro do ano passado. Ele estaria à frente da OIC por mais 2,5 anos.
Robério também foi diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento // Foto: Carolina Fontes/ Café Editora
Em nota, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), além do presidente da Frente Parlamentar Mista do Café, deputado Federal Carlos Melles, lamentaram o ocorrido.
Robério tinha 53 anos e era formato em Economia pela UFMG. Estava em seu segundo mandato na OIC, tendo sido reeleito em 2016. Por cerca de 30 anos dedicou-se ao setor do café. Promoveu ampla reformulação no mercado mundial do produto, com a implantação de ações estratégicas para ampliar os negócios, beneficiando os países produtores.
Robério também foi diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e secretário de Produtos de Base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Também atuou como secretário-geral da Federação Brasileira dos Exportadores de Café, entre 1989 e 1993, e secretário-geral da Associação dos Países Produtores de Café, entre 1994 e 2002.
Missa de sétimo dia
O Conselho Nacional do Café (CNC), informou que a Missa de 7º dia será realizada na próxima sexta-feira (6/1), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, na rua Iraí, nº 429, bairro Luxemburgo, em Belo Horizonte (MG).