Ontem (21), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, esteve em Nova York e afirmou a executivos que o Brasil oferece diversas oportunidades de negócios, por ser um dos poucos países que podem ampliar a produção de alimentos para abastecer o mundo. Para isso, há grande necessidade de investimento em obras de infraestrutura e bioenergia. Segundo ela, o agronegócio brasileiro vai se beneficiar de obras de ferrovias, hidrovias, rodovias, energia e irrigação.
A ministra afirmou que pretende atuar cada vez mais em conjunto com o Ministério da Infraestrutura para melhorar as condições de armazenamento e de escoamento da safra e, com isso, reduzir custos de produção e aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional. Segundo ela, está fazendo melhorias internas em procedimentos para facilitar o trabalho dos empresários que já têm ou pretendem iniciar investimentos no País.
Preço do café
Depois do encontro com os investidores, a ministra esclareceu as declarações que deu a uma agência de notícias sobre o comércio internacional de café. Ela disse que falou apenas generalidades sobre o produto, afirmando que numa hora o mercado está mais favorável e em outros momentos está menos favorável, o que é normal, mas não avaliou em momento algum a atual cotação do café nas bolsas internacionais e nem endossou preços. O que Tereza Cristina reiteradamente tem afirmado é que mesmo em condições adversas, como baixa de preços, o produtor brasileiro em geral se esforça e consegue produzir e manter seu negócio.
As informações são da Ascom Mapa.