A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, viajará no início de maio ao Japão, China e Vietnã para uma série de encontros com autoridades e investidores estrangeiros, para participar de reuniões bilaterais com os ministros da Agricultura e da Saúde japoneses.
Os encontros fazem parte dos esforços do Ministério da Agricultura para abertura de novos mercados para produtos brasileiros, além da manutenção e ampliação da pauta exportadora do agronegócio, explica o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Orlando Ribeiro.
Com o objetivo de ampliar o relacionamento com o consumidor oriental, sobretudo o de gerações mais jovens, a ministra visitará cafeterias em Tóquio, no Japão, e Xangai, na China, em eventos de promoção de cafés especiais brasileiros. “A intenção do governo brasileiro é contribuir com as iniciativas que o setor privado tem promovido no exterior, em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Os países asiáticos são a nova fronteira para o mercado do café”, observa o secretário, que acompanhará a ministra e empresários de diferentes segmentos do agronegócio.
No dia 14 de maio, a ministra participará da abertura oficial da feira Sial, inaugurando o pavilhão brasileiro organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com a participação de cerca de 50 empresas.
“A ministra vai defender o modelo agrícola brasileiro, pautado no tripé de segurança alimentar, sustentabilidade e responsabilidade social”, diz Ribeiro. Também apresentará o exemplo de preservação ambiental, com mais de 66% do território brasileiro preservado e apenas 30% dedicado a lavouras, florestas plantadas e pastagens, incluindo pastagens nativas.
As informações são da Coordenação-geral de Comunicação Social do Mapa.