A colheita da nova safra está próxima e a Minasul apresentou algo para simplificar a vida dos cooperados. Para atendê-los melhor, a cooperativa descentralizará o atendimento presencial realizado na sede, em Varginha (MG). Agora, os cafeicultores das cidades de Elói Mendes, Carmo da Cachoeira e Conceição do Rio Verde terão pontos de atendimento presenciais nos núcleos das respectivas cidades.
A assessoria da cooperativa aponta que a Minasul estimula cooperados a utilizarem todas as ferramentas disponíveis online, por conta do coronavírus. Porém, uma pequena parcela de produtores ainda prefere o atendimento presencial. Segundo ela, todos os colaboradores estão seguindo rigorosamente as regras de segurança e prevenção ao novo vírus.
Segundo Guilherme Salgado, diretor comercial da Minasul, o projeto começou há dois anos e se intensificou em 2019 trazendo ótimos resultados. “Nossa intenção foi levar conhecimento ao produtor, esclarecendo as dúvidas dos cooperados e apresentando modelos de negócios de sucesso, até explicações sobre o mercado futuro. Com esse trabalho, tivemos um aumento de quase 40% no volume, tanto de operações em mercado futuro, quanto de café dos cooperados, triplicando os números de 2018”.
Os serviços disponíveis nos atendimentos das unidades em Elói Mendes, Carmo da Cachoeira e Conceição do Rio Verde são: recebimento de documentações de novos cooperados, venda de café mercado físico e mercado futuro, assinatura de contratos, entrega e liquidação de contratos como CPR e café a termo, solicitação de caminhões para o transporte de café, adiantamento de venda, recibo de depósito de café, atualização de cadastro, operações via Barter, entre outros.
Mais uma novidade apresentada pela cooperativa é a parceria com o Sicoob Credivar. Agora, o cooperado que desejar adiantar o pagamento com juros acessíveis pode entregar seu termo na Minasul, receber o cheque e adiantar o pagamento no Sicoob Credivar.
Graças a recente atualização do AgroApp Minasul, agora o produtor também pode acompanhar a classificação de seus lotes entregues em tempo real. De acordo com o diretor de Novos Negócios, Luis Henrique Albinati, em tempos de isolamento social, para evitar a disseminação do coronavírus, o cooperado consegue fazer várias operações sem sair de sua propriedade. “Além dos canais tradicionais disponíveis, como o WhatsApp e telefone, o AgroApp Minasul está em constante evolução. Pelo aplicativo, o produtor pode concluir em minutos aquilo que demandaria um dia inteiro se precisasse parar tudo para vir até a cidade”, conclui Albinati.