O 14º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café teve seu resultado divulgado e o lote vencedor é baiano. Produzido na Fazenda Divino Espírito Santo, em Piatã (BA), o microlote da cafeicultora Letícia Conceição Quintela de Alcântara levou a melhor, alcançando, em uma escala de zero a dez, uma nota final de 8,62 pontos.
Na primeira etapa de classificação da competição, onde a nota possui um peso de 70% na avaliação final, o microlote de Letícia já havia recebido a melhor pontuação: 8,60 pontos, dada pelo júri técnico composto por provadores e especialistas.
As duas etapas seguintes foram constituídas pelas notas de Sustentabilidade da Propriedade e avaliação do júri popular (cada uma equivalendo a 15%). Apesar de ter perdido na nota do júri popular para o café do produtor Ademir Abreu de Lacerda, de Dores do Rio Preto (ES), o microlote de Piatã obteve melhor pontuação na soma de todos os valores.
Atrás de Letícia, o café cereja descascado de Antônio Rigno de Oliveira, também de Piatã (BA), ficou em 2º lugar, com 8,57 pontos. Depois da dobradinha baiana, o terceiro lugar ficou com o café de Manoel Protázio de Abreu, de Dores do Rio Preto (ES), com 8,56.
O concurso contou com onze lotes finalistas, todos inscritos pelos organizadores dos concursos estaduais realizados nos estados do Paraná, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e em São Paulo.