As cafeterias se tornaram o principal negócio dos empresários no México devido à sua alta rentabilidade. Segundo Marcos Gottfried, diretor da Expo Café, só no ano passado, o setor apresentou um crescimento de 15%.
Ele, que também é diretor-geral da Tradex, principal organizadora de eventos mexicanos, disse que no ano passado, o México fechou com cerca de 60 mil cafeterias, sendo a maioria pequenos estabelecimentos onde as pessoas podem desfrutar da bebida.
Gottfried acrescentou que durante o Expo Café, evento realizado de 30 de agosto a 1º de setembro no WTC, na Cidade do México, haverá cinco exposições conjuntas, com um total de 400 expositores em 21 mil metros quadrados. Espera-se que cerca de 50 mil pessoas compareçam.
Segundo ele, o setor cafeeiro, em especial as cafeterias, crescem mais em tempos de crise, embora a mortalidade das empresas geralmente ocorra entre os três primeiros anos. “Muitas pessoas que sofrem cortes decidem estabelecer uma cafeteria, então o número de negócios cresce. Mas eles não sobrevivem mais de três anos, porque falta estudar o mercado e mergulhar nele”.
No México, o consumo de café é de 1,4 quilo per capita por ano. Se comparado a países como Brasil e Colômbia é pouco, considerando que são nações que consomem cerca de 5 quilos. Alguns países da Europa chegam a 8 quilos per capita. Sobre isso, Gottfried fala: “Eu gostaria de dizer que estamos progredindo no consumo de café, mas este não é o caso”.
As informações são da Notimex / Tradução Juliana Santin