Por Natália Camoleze
O final de semana foi agitado no universo cafeeiro, com o Campeonato Brasileiro de Torra. Foram 3 dias no qual a Atilla Coffee Roasters, em Belo Horizonte (MG), recebeu os 26 competidores e juízes.
O grande campeão foi o estreante Mattheus Narcizo dos Santos, mestre de torra da Expocaccer - Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro. Eduardo Santos, do Café Santiago, em ficou em segundo, e Vinícius Goulart, coordenador de qualidade na Vilhena Specialty Coffees, de Lambari (MG), conquistou o terceiro lugar.
Na sexta-feira (24), cada competidor recebeu uma amostra de café para torrar no torrador de amostra e depois realizar a classificação dos grãos. Já no sábado (25), eles provaram esse café torrado anteriormente e contaram com 30 minutos para torrar o novo café e entregar pelo menos um quilo e meio aos juízes, junto com o plano de torra. No domingo (26) foi a vez dos juízes avaliarem se esse plano entregue realmente foi aplicado na hora da torra, além de provarem os cafés.
Mattheus é o primeiro representante do Cerrado Mineiro a ganhar o Campeonato Nacional e a representar a Região no Mundial, que será realizado em novembro, em Taipei, Taiwan. O café faz parte da tradição do campeão, que pertence à terceira geração de torradores de sua família (avô e pai). Aos 27 anos, Mattheus Narcizo coleciona mais de 10 anos de experiência e a sua primeira participação no campeonato organizado pela BSCA marca sua trajetória no mundo dos cafés.