Na última segunda-feira (10), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) apresentou um embarque de 3,19 milhões de sacas de 60 kg de café verde no mês de maio, volume 114% maior do que o apresentado no mesmo período de 2018.
Porém, o preço médio por saca exportada foi o menor desde 2015, à medida que os valores globais do café seguem em mínimas históricas. O Cecafé afirmou que o preço médio por saca embarcada em maio foi de 118 dólares, significativamente menor que os 152 dólares por saca vistos em maio do ano passado, e ainda mais abaixo da máxima de 170 dólares, registrada em 2017.
Para o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, o momento é positivo, mesmo com os baixos preços. “O crescimento em volume para os principais destinos, assim como o aumento no segmento de alta qualidade, reforça a tendência positiva para o Brasil em sua parcela do mercado global”, afirmou Carvalhaes.
O Brasil bateu um novo recorde mensal em maio em termos de volume de exportações. Somando verde e industrializado, o País exportou 3,5 milhões de sacas, com receita cambial de 416,2 milhões de dólares, um aumento de 57,6%.
As informações são da Agência Reuters.