Santos, 20 de fevereiro de 2024 – Terça-feira
- ICE Futures US (Nova Iorque) fechou março em alta de 75 pontos ($1,9160/lb) e maio em baixa de 45 pontos ($1,8625/lb).
- ICE Europe (Londres) registrou baixa para maio, a $3.146/ton (-$26).
- Dólar caiu 0,60%, para R$ 4,9320.
Mercado físico: Oscilações marcantes na ICE Futures US, com destaque para alta em março e baixa em maio. Londres acompanhou com baixa nos contratos de robusta para maio. Estoque na ICE Futures US estável em 307.262 sacas. Desafios incluem baixos estoques globais, consumo em alta, eventos climáticos extremos, tensões políticas e ataques que afetam rotas marítimas.
Condições Climáticas por Regiões do Brasil
Norte: Chuvas intensas e persistentes, especialmente no ES, norte de MG, Cerrado, e BA, com risco de transtornos. Mais de 130 mm esperados até sexta-feira. Chuvas de moderada a forte intensidade em Rondônia.
Centro-Sul: Chuvas mais esparsas, com episódios de moderada intensidade na Alta Mogiana e extremo sul de MG, em forma de pancadas isoladas. Tempo seco intensifica no ES, Zona da Mata de MG, e Cerrado da BA, com chuvas esparsas e fracas. Chuvas mais intensas previstas em Rondônia e chuvas moderadas em pancadas entre PR, SP, e sul de MG (CLIMATEMPO).
Mercado físico brasileiro: Atividade moderada, com negócios de arábica abaixo da média. Clima variável impacta áreas produtoras, com previsões específicas para diferentes regiões (CLIMATEMPO).
Fonte: Escritório Carvalhaes