Os futuros do café canéfora alcançaram um novo recorde na segunda (25). O valor para o contrato de referência de maio fechou em $3.417, $57 a mais do que na última sexta-feira.
Já os do arábica, com contrato principal para entrega em maio encerraram com alta de 80 pontos em relação à sessão anterior. A oferta de canéforas é apertada, pois a produção na Ásia é menor, mas a demanda pelo grão mantém-se alta.
A produção do Vietnã está no nível mais baixo dos últimos quatro anos, declínio este atribuído às mudanças climáticas, à falta de investimento e à desistência do cultivo de café em prol de culturas alternativas. Além disso, o clima atual não está ajudando, com chuvas em algumas áreas e provável escassez de água para irrigação.
Muitas empresas exportadoras de café estão lutando para cumprir os prazos dos contratos assinados antes do forte aumento nos preços dos insumos, segundo o jornal diário em língua inglesa Vietnam News. Isso resultou em pressão financeira, escassez de produtos e custos de transporte mais altos.
Na Indonésia, as estimativas são de queda de 20% na produção do robusta, para 8,4 milhões, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA. Na Índia, os agricultores esperam que a produção caia entre 25% e 30%.
Fonte: international Comunicaffe.