Na última terça-feira, o diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, afirmou que o mercado asiático, em especial a China, está cada vez mais buscando o café brasileiro. “Temos grandes expectativas do café brasileiro no mercado chinês”, afirmou.
Os embarques de café brasileiro para o gigante chinês aumentaram 162% em volume, de 2017 para 2018. No ano passado, totalizaram 162.969 sacas de 60 kg e renderam US$ 26,888 milhões. Em 2017, foram 62.215 sacas, que geraram US$ 11,031 milhões. Em 2018, os chineses foram o 31º maior comprador do café brasileiro, com um ganho de dez posições em relação a 2017. Em 2018, a Ásia adquiriu 6.532.921 sacas, respondendo por 19% dos embarques – avanço de 16% em relação ao ano anterior.
Para Marcos, o mercado tende a desenvolver o hábito de consumo de café com solúveis, que podem substituir o chá quente. “Quando esses produtos entram, o consumidor conhece e passa a apreciar mais a bebida”, disse.
A China, com suas regiões metropolitanas e globais, tem toda a condição de despontar como um grande consumidor. Segundo o diretor geral, os dados de crescimento significativo sinalizam que nos próximos anos tendemos a ter exportações crescentes para lá.
As informações são do Estadão Conteúdo via Dinheiro Rural.