O resultado do 15º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais foi revelado ontem (03). Pelo segundo ano consecutivo, o café das Matas de Minas foi considerado o melhor do estado. Foram eleitos dois cafeicultores da região: Josias Gomes, do município de Espera Feliz, na categoria Natural, e Wallace Ferreira Pedrosa, do município de São Francisco do Glória, que concorreu na Categoria Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado.
Da esquerda para direita: Fernando Pimentel, Josias Gomes (campeão estadual 1º lugar Matas de Minas categoria natural) e Glenio Martins, Presidente da Emater-MG.
O concurso também premiou os três melhores cafeicultores de cada uma das regiões produtoras de Minas Gerais. O anúncio foi feito em solenidade realizada nesta segunda-feira, na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, onde os finalistas de cada região e os vencedores estaduais receberam certificados e troféus.
Regina Rocha Miranda Silva, de São Pedro da União, foi a única representante feminina a chegar a final e recebeu uma homenagem de participação. Ela conquistou o 3º lugar da categoria Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado.
“Nos últimos anos, os cafeicultores da região das Matas de Minas modificaram a cultura de produção, o que resultou num produto de altíssima qualidade, de padrão superior aos de outras regiões. Temos outras regiões já consagradas, como Cerrado Mineiro e Mantiqueira de Minas (microrregião do Sul de Minas), mas a entrada das Matas deverá tornar Minas Gerais o principal produtor de cafés especiais do Brasil e do mundo, com a qualidade igual aos produzidos na África, Colômbia e América Central”, explicou o coordenador do concurso e gerente regional da Emater-MG em Guaxupé, Willem de Araújo.
Para os vencedores estaduais, a conquista representa o reconhecimento de anos de aperfeiçoamento na cafeicultora. Segundo Josias Gomes, atendido pela Emater-MG desde 1977, sua vida só vai melhorar. “É a melhor vitória que tive na minha vida. Trabalho só com minha família, genro e filho”, ressaltou. Gomes tem propriedades cafeeiras em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Já para Wallace Ferreira Pedrosa, dono de uma propriedade de 27 hectares de café, o bom êxito do seu produto na competição vem coroar o trabalho da propriedade familiar que desenvolve a atividade há mais de 30 anos. “O título (de campeão estadual) é o que importa, pois é uma oportunidade de mostrar que a nossa propriedade e o município têm potencial para a cafeicultura”, comemorou.
Da esquerda para direita: Fernando Pimentel, Wallace Ferreira Pedrosa (campeão estadual e 1º lugar das Matas de Minas categoria cereja descascado) e Glenio Martins, Presidente da Emater-MG.
“Esse resultado se deve ao carinho, ao cuidado e atenção que a Emater-MG tem dado ao produtor mineiro. A qualidade do café passa pelo grão, mas também pelo correto beneficiamento, o cuidado com o pós-colheita. A cafeicultura tem tido toda a atenção da Emater-MG, inclusive com o programa Certifica Minas Café, onde a gente trabalha as boas práticas de produção, a sustentabilidade e a gestão das propriedades”, afirma o presidente da Emater-MG, Glenio Martins.
A competição é promovida pelo governo estadual por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).
Confira os classificados do 15º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2018
Campeões Estaduais:
- Café Natural: Josias Gomes – Espera Feliz (Matas de Minas)
- Café Cereja Descascado/ Desmucilado ou Despolpado: Wallace Ferreira Pedrosa – São Francisco do Glória (Matas de Minas)
Categoria Natural (regionais):
Cerrado Mineiro
1º José Carlos Grossi Segundo - Patrocínio
2º Afonso Maria Vinhal - Serra do Salitre
3º Guimarães Agropecuária Ltda. - Serra do Salitre
Chapada de Minas
1º Fazenda Sequóia Minas Ltda. EPP – Angelândia
Matas de Minas
1º Josias Gomes – Espera Feliz (campeão estadual)
2º Edmar Lopes - Araponga
3º José Alexandre de Abreu Lacerda - Espera Feliz
Sul de Minas
1º Leandro Cristiano da Silva Castro – Bueno Brandão
2º José Paulo Borges – São Gonçalo do Sapucaí
3º Célio Augusto da Silva - Cristina
Categoria Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado (regionais):
Cerrado Mineiro
1º João Domingos da Silva - Campos Altos
2º Rafael Ribeiro Vinhal – Serra do Salitre
3º Afonso Marial Vinhal – Serra do Salitre
Chapada de Minas
1º Primavera Agronegócios Ltda. - Angelândia
Matas de Minas
1º Wallace Ferreira Pedrosa - São Francisco do Glória (campeão estadual)
2º Horácio Antônio de Moura - Simonésia
3º Antônio César Júnior - Espera Feliz
Sul de Minas
1º Marcelo Carvalho Ferraz - Dom Viçoso
2º Flávio Roberto Carvalho Ferraz - Dom Viçoso
3º Regina Rocha Miranda Silva - São Pedro da União
As informações são da Emater – MG.