A rede colombiana de cafés Juan Valdez recebeu a certificação B Corp. A empresa representante dos cafeicultores se integra a um grupo de empresas que tem como objetivo contribuir para a solução dos principais problemas sociais e ambientais do nosso tempo.
Desde 2002, o propósito da Juan Valdez é “conquistar o mundo” com os cafés premium colombianos e dar lugar de destaque aos seus cafeicultores, que, além de donos da marca, são os fornecedores de seu café. É assim que, com o apoio da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), a Juan Valdez tem atendido aos interesses das famílias cafeeiras, em sua maioria de pequenos e médios produtores.
O principal objetivo da empresa é gerar valor além do econômico para os cafeicultores colombianos. Por isso, não só tem trabalhado para ter uma cadeia de suprimentos transparente e rastreável, e desenvolvido elevados padrões de governança corporativa, mas também zela constantemente pelo bem-estar de seus produtores e colaboradores, comprometida alcançar melhores práticas socioambientais em cada etapa de sua operação.
A Juan Valdez iniciou seu processo de certificação como B Corp em 2019, reconhecimento concedido pelo B Lab – organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, que já reconheceu 3.700 empresas no mundo até o momento. O Movimento B reconhece empresas que não medem seu sucesso apenas pelos resultados econômicos, mas também pelo desempenho social e ambiental.
“O Movimento B tem o prazer de receber a Juan Valdez e temos certeza que com seu exemplo continuaremos a mostrar ao mundo como é possível alcançar a rentabilidade financeira e, ao mesmo tempo, a solução dos grandes desafios que enfrentamos como sociedade. Esta é a nova definição de sucesso empresarial”, afirma Camilo Ramírez, Diretor Executivo da B Corporation na Colômbia.
Esta certificação, que é obtida por apenas 3% das empresas que concluem a avaliação do B Lab, confirma o propósito da Juan Valdez em gerar valor através de seu modelo de negócios. Isso envolveu um processo de revisão rigoroso de todas as dimensões da empresa e uma análise completa do impacto gerado.
“Temos orgulho de pertencer a este movimento de empresas que ambicionam ser não só as melhores do mundo, mas as melhores para o mundo. A certificação da empresa B nos permite ratificar nosso compromisso com os cafeicultores colombianos, com nossos colaboradores e com a sociedade em geral, ao mostrar que buscamos continuamente oferecer soluções concretas nos aspectos ambiental, social e econômico para contribuir com o desenvolvimento de nossa país e o mundo”, afirma Camila Escobar, CEO da Juan Valdez.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin