O Conselho Nacional do Café (CNC) acompanhou o lançamento do Fórum Virtual do Agronegócio, uma ferramenta do projeto Estratégia para Abertura, Ampliação, Promoção e Manutenção do Agronegócio no Mercado Internacional (ESIAGRO), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O ESIAGRO é um plano de Estado que busca ampliar a participação do agronegócio brasileiro no comércio mundial de alimentos, fibras e energia dos atuais 6,9% para 10%, gerando um adicional de US$ 40 bilhões em divisas. Por isso concentra esforços em quatro objetivos estratégicos: (i) abertura de mercados; (ii) ampliação de mercados; (iii) promoção e imagem; e (iv) manutenção e retomada de mercados.
Conforme disposto na Portaria Nº 1.793, de 22 de outubro de 2018, ele se estrutura em cinco eixos que orientarão as ações a serem desenvolvidas para que os quatro objetivos estratégicos sejam alcançados:
(i) Fortalecimento da coordenação e integração dos órgãos e entidades da administração pública federal;
(ii) Análise de mercados, visando à identificação de oportunidades e barreiras para o agronegócio;
(iii) Pesquisa, tecnologia e disseminação do conhecimento visando ao aumento da produtividade, sustentabilidade, diferenciação e agregação de valor aos produtos do agronegócio, bem como para estabelecimento de critérios de priorização de negociações e acordos comerciais;
(iv) Promoção internacional, organizando iniciativas já existentes, indicando ações de defesa da imagem institucional do agronegócio e promovendo marcas e selos de identidade, qualidade e integridade do Brasil no exterior;
(v) Gestão de riscos e ameaças, a partir de análise de cenários, elaboração de planos e implementação de medidas de contingência com vistas à neutralização de eventuais efeitos negativos de eventos críticos internos e externos ao agronegócio brasileiro. Este eixo também prevê a discussão de medidas para aumentar a capacidade e a velocidade de reação perante demandas de autoridades e mercados externos.
Segundo o presidente do CNC, Silas Brasileiro, o Fórum Virtual do Agronegócio disponibiliza programação atualizada sobre o ESIAGRO, permitindo troca de informações e participação ativa das entidades de representação dos setores exportadores na articulação política de estratégias e construção dos rumos deste projeto com os diferentes órgãos governamentais que atuam na área de comércio exterior. “Nossa expectativa é que o ESIAGRO tenha continuidade no próximo governo, pois se trata de um plano de Estado de grande interesse para o agronegócio do País”, comenta.
Para Silas, o setor do café poderá ser beneficiado com a implantação da Estratégia, uma oportunidade para trabalhar de forma coordenada com o Governo Federal. “Através do projeto, é possível divulgar a elevada qualidade e os atributos de sustentabilidade dos cafés do Brasil, produzidos sob a mais rígida legislação ambiental e social do mundo e, ainda, ter mais agilidade de resposta às demandas de nossos compradores”, finaliza.
O Fórum Virtual do Agronegócio pode ser acessado na internet através do https://forumagronegocio.iica.int/.