O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) designou os novos representantes do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) com indicações do governo e das entidades representativas da cafeicultura. A portaria, assinada pela ministra Tereza Cristina, foi publicada nesta segunda-feira (13), no Diário Oficial da União.
O conselho deliberativo é composto por representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Economia e das Relações Exteriores, além das seguintes entidades do setor: Conselho Nacional do Café (CNC), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e a Associação Brasileira das Indústrias de Café Solúvel (ABICS).
Entre as atribuições do colegiado estão: aprovação do plano de safra para o setor cafeeiro e do programa de produção da exportação do produto, autorização de programas e projetos de pesquisa, e a avaliação das ações destinadas à manutenção do equilíbrio entre a oferta e a demanda do café.
A normativa também designa os representantes do Comitê Técnico do CDPC, criado para discutir as propostas que serão levadas ao pleno do Conselho. O Comitê também fará a avaliação do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, coordenado pela Embrapa, financiado, em parte, com recursos do Funcafé.
As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).