Agora em abril, a região da Mantiqueira de Minas está em comemoração: foram 100 mil sacas de cafés verdes que receberam o Selo Indicação de Procedência Mantiqueira de Minas!
Não só garantindo que o produto é produzido em uma área demarcada, o selo, que teve início em 2011, tem como objetivo mostrar que o grão faz parte da cultura do território e que foi produzido seguindo normas e regras estabelecidas para proteger a identidade do patrimônio da região.
Os cafés torrados e moídos que levam a marcação estão cada vez mais sendo adquiridos por torrefações, cafeterias, empórios e supermercados no Brasil. Lá fora, os lotes estão sendo exportados para cerca de 14 países.
“Alguns dos pontos importantes do Selo Indicação de Procedência Mantiqueira de Minas é a acessibilidade que ele dá ao produto e a ligação que ele faz entre o produtor e o consumidor final. O café é reconhecido pela qualidade e pela rastreabilidade”, disse Wellington Pereira, provador e trader da Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde (Cocarive).
Nas lavouras, com a visibilidade que a marcação dá para a Mantiqueira de Minas, os produtores estão se dedicando cada vez mais na produção e na qualidade dos cafés especiais da região, recebendo um ágio de até 20% por saca.