Na semana passada, a Fazenda Vintém, em Santa Rita do Sapucaí, reuniu produtores de café para apresentar o selo de procedência Mantiqueira de Minas (IP), com o intuito de promover o café produzido na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas Gerais. Foi discutido também como o turismo rural pode ser uma importante alternativa para o desenvolvimento econômico da região e fomentar novos negócios aos produtores rurais.
A região da Mantiqueira concentra cerca de 8.200 produtores de café, em sua maioria pequenos produtores (82%), que possuem uma área de produção de 56 mil hectares, com capacidade para 1,3 milhões de sacas de café (60Kg).
Privilegiada pela altitude, clima, localização e tradição secular na produção de cafés de qualidade, a Mantiqueira de Minas é uma das regiões mais premiadas do Brasil. Em 2011, foi reconhecida como Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP), dando origem ao selo Mantiqueira de Minas – Indicação de Procedência, que tem a Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam), com sede em Carmo de Minas, como sua agência reguladora.
Composta por 25 municípios, a área é demarcada pela Indicação Geográfica Protegida, que tem como principal objetivo demonstrar e assegurar que a produção do café faz parte da cultura desse território, e que os grãos foram produzidos nesta área sob as regras e regulamentos específicos estabelecidos para proteger este patrimônio regional.
As informações são do Portal da Cidade.