Na área dos cafeicultores filiados a maior cooperativa de café do Brasil a colheita da safra 2016 avança em velocidade cerca de 4,76% maior do que em 2015. A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) reportou que, até o dia 10 de junho, seus cooperados haviam colhido 12,55% da safra 2016. Em comparativo com o ciclo anterior (2015), os cooperados haviam colhido apenas 7,79% neste mesmo período.
Entre as regiões de atuação da Cooxupé, o Sul de Minas é onde os cooperados estão com os trabalhos mais adiantados, com 13,88%. Próximo ao Sul de Minas, os cooperados de São Paulo avançam em 13,20% dos trabalhos completos, e por fim, o Cerrado Mineiro, com 10,51%.
Geada no Sul de Minas
A Cooxupé informou que, devido às baixas temperaturas, algumas regiões classificadas “baixadas” no Sul de Minas registraram geada. “No entanto sem relevância, não impactando o café em sua área de ação”, informou a Cooperativa nesta terça-feira (14/6).
O clima de recentes chuvas pode, contudo, seguir afetando a safra deste ano em quantidade e qualidade. “Muitas chuvas atrapalham a fazer o café cereja descascado - um tipo muito importante que eleva bastante a qualidade do café brasileiro e a competitividade do país – pelo fato de o grão alterar imediatamente suas condições de maduro para passa”, pontou anteriormente o superintendente comercial da Cooperativa, Lúcio Dias, ao CaféPoint.
A Cooxupé informou, ainda, o andamento da colheita nos municípios onde atua independente dos cafeicultores serem cooperados ou não. Confira, abaixo, nas tabelas elaboradas pela Cooxupé:
(até 10 de junho)