ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Livro "Mulheres do Café do Brasil", da IWCA Brasil, estará disponível em 2018

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/11/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
Por Camila Cechinel 

Com a intenção de qualificar e quantificar as mulheres do Brasil que trabalham com café, do grão à xícara, a Aliança Internacional das Mulheres do Café - IWCA Brasil, lançou o livro "Mulheres do Café do Brasil" durante a Semana Internacional do Café (SIC), que aconteceu em outubro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). 

Foto: Bruno Lavorato/Café Editora
                                      Foto: Bruno Lavorato/Café Editora

Segundo a nova presidente da rede, Cintia Matos, a ideia de criar uma publicação sobre as mulheres protagonistas no café surgiu em um evento internacional, quando uma das mentoras do grupo ouviu dizer que não existiam mulheres trabalhando com café no Brasil: "ficamos muito chateadas e junto com a Embrapa Café passamos a fazer pesquisas para descobrir quem são essas mulheres e onde elas vivem. Convocamos universidades, institutos e cooperativas para se reunir em Brasília e começar a montar os estudos", explicou. 
De acordo com Cintia, cada região do Brasil vinculada na Aliança tem uma diretoria, como no Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Espírito Santo, Noroeste Fluminense, Norte Pioneiro do Paraná, Bahia, Campos das VertentesMantiqueira de Minas e etc, responsável por encontrar as mulheres do café, disseminar o projeto, aumentar o grupo e formar novas parcerias. Para o livro, os representantes de cada local foram os encarregados por reunir essas mulheres para que pudessem contar e compartilhar suas histórias de vida e vivência no café.

"Nesses encontros nós gravamos vídeos, depoimentos e tiramos fotos das mulheres. A pesquisa ganhou uma pausa para o lançamento do livro na SIC, mas ela vai continuar até 2018 porque capitamos um pouco de cada região do país, mas ainda faltam alguns núcleos importantes para estudar", disse a presidente da IWCA Brasil. O exemplar "Mulheres do Café do Brasil" estará disponível no ano que vem, na versão e-book, e daqui dois anos na versão impressa. 

Aliança Internacional das Mulheres do Café - IWCA Brasil

De acordo com o site da instituição, a IWCA Brasil é uma das 22 subdivisões da International Women’s Coffee Alliance, organização sem fins lucrativos que foi criada em 2003 a partir do encontro de mulheres da indústria do café dos Estados Unidos e Canadá com produtoras de café na Nicarágua. No Brasil, ela surgiu em 2012 com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), após quase dois anos de trabalho voluntário e de intensa mobilização de mulheres de diferentes regiões produtoras do país. Durante o Espaço Café Brasil, hoje Semana Internacional do Café, em 2010, aconteceu o primeiro encontro das mulheres, coordenado pela empreendedora Josiane Cotrim.

Para Cintia, a oportunidade de lançar o livro durante a Semana Internacional do Café 2017 foi sensacional, principalmente porque no evento estavam presentes mulheres do Brasil inteiro: "não tinha lugar melhor para fazermos o lançamento da obra. No café da manhã IWCA Brasil, solenidade que faz parte da programação da SIC, recebemos visitas de cinco representantes de países internacionais, dentre eles o diretor da Specialty Coffee Association (SCA), David Veal", disse.
A representante da instituição, que assumiu a presidência nacional da instituição em 26 de outubro de 2017, estando localizada na região das Matas de Minas, conta que seu principal desafio daqui em diante é mostrar que existe uma família na área de produção e que o Brasil é formado por pequenos produtores: "a mulher é a pessoa que apresenta a família, temos que colocá-las mais à frente do mercado, da gestão, dos negócios. No grupo há mulheres produtoras que não conheciam mulheres baristas, não sabiam que mulheres também exportavam o produto e não recebiam nenhuma consultoria. Essa é nossa intenção, ligar toda a cadeia produtiva da cafeicultura", concluiu. 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures