Produtores e a prefeitura de Itabirinha, no leste de Minas Gerais, ao lado da Emater-MG, buscam fortalecer a cafeicultura da região através da aquisição de mudas de café conilon de melhor qualidade para o cultivo no município.
A ação foi feita nas comunidades rurais de Ipanema e Sumidouro, onde foram 14 mil mudas de café adquiridas por quatro produtores. Cafeicultores como Edmar Bispo, que tem uma lavoura de dois hectares e sempre cultivou café arábica, inicia o plantio do conilon. Após a orientação da Emater-MG, ele comprou as 1.250 mudas e iniciou o plantio há 15 dias.
“O café arábica está produzindo pouco. Esperamos que o conilon produza mais. Já temos, inclusive, exemplos aqui no município de produtores que estão tendo bons resultados com o café conilon”, explica Edmar, em entrevista a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Os produtores adquiriram oito clones de café. A clonagem garante características produtivas e reprodutivas semelhantes às plantas que lhes deram origem. “A ideia é que os cafeicultores comprem mudas de viveiros registrados no Ministério da Agricultura, respeitando as normas agronômicas de produção”, afirma o extensionista da Emater-MG, Vanilton Alves.
De acordo com o técnico da empresa, a cafeicultura é uma atividade importante para o município, gerando emprego e renda nas zonas rural e urbana. No município, com uma área aproximadamente 300 hectares de café, o conilon não chega a 50 hectares.
As informações são da SEAPA – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento