Apesar da dura realidade de uma pandemia e de um preço básico de abertura do leilão reduzido de US$ 5 por libra, dois novos recordes foram alcançados no 13º leilão do Cup of Excellence Costa Rica.
Um novo recorde de preço médio por libra foi estabelecido em US$ 21,71, quebrando o recorde anterior de US$ 21,69, em 2018. Além disso, todos os 26 cafés à venda receberam preços acima de US$ 14 por libra, um novo recorde para os leilões COE da Costa Rica.
O leilão é o quarto consecutivo executado pela Alliance for Coffee Excellence (ACE) que bateu recordes de preço médio por libra. A ACE afirma que a onda de apoio mundial para recompensar os produtores de café de qualidade aponta para possíveis mudanças nas preferências do consumidor, incentivando a inovação futura e o aumento da qualidade do café.
A Organização acrescenta que os produtores vencedores ficaram em êxtase e orgulhosos com os resultados do leilão. “É muito emocionante ver quando duas empresas estão brigando pelo seu café durante o leilão, você fica orgulhoso do que faz todos os dias”, disse Johel Monge, da Finca El Cedro, que ficou em segundo lugar no Cup of Excellence.
O processo honey de Monge atingiu 90,14 pontos pelo júri internacional, ganhando um dos dois prêmios presidenciais na competição. Um dos cafés foi adquirido pela Kyokuto Fadie Corporation e o outro pela Hisashi Yamamoto Coffee.
O café vencedor veio da fazenda Don Mayo, do produtor Josue Bonilla Solís, que recebeu um total de US$ 54.365,71 por seu processo Geisha, com 90,27 pontos. Seu café foi dividido em duas sacas para o leilão. A primeira recebeu US$ 70,10 por libra, o preço mais alto pago no leilão, e foi comprado por um grupo de compradores da China: Fisher Coffee, June Garden Coffee, Manner Coffee, Guangzhou Rhino Baking Co, La Finca, Seng Pan Coffee International, Eslite Coffee, Taster's Coffee e Latorre & Dutch. A outra parte do café foi comprada por US$ 66,90 por libra por um grupo de compradores que incluía: Café Maruyama, Café Thoth, Cometeer, Café Mesh, Café Snow Beans e Café Orsir.
O COE promove a obtenção de cafés internacionalmente, ajudando a estabelecer relações comerciais diretas enquanto promove a capacidade de cultivo de café de qualidade de um país. O concurso auxilia os produtores a melhorar significativamente a receita do café que produzem, além de auxiliar com prestígio e reconhecimento global.
“O Cup of Excellence é uma plataforma promocional excelente e muito importante para o café da Costa Rica. Isso é fundamental para manter o posicionamento de nosso café nos mercados mais exigentes do mundo e também dá aos nossos produtores a oportunidade de obter bons preços para seus produtos da mais alta qualidade”, afirma Lic Xinia Chaves Quirós, diretor-executivo do Instituto del Café da Costa Rica.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin