O leilão de café verde 2021 do Cup of Excellence da Colômbia obteve o preço médio mais alto da história do concurso em mais de 20 anos. Marcado para 3 de junho, o evento contou com 25 cafés colombianos vencedores, cada um marcando mais de 87 pontos e alcançando uma média de US$ 30,79 por libra, superando o recorde global do COE estabelecido pela Etiópia ano passado, de $ 28,44 por libra.
A receita total gerada para os cafés colombianos ultrapassou mais de US $ 540.000, enquanto que o café com a melhor pontuação obteve US $ 135,10 por libra do comprador K.V.N. Import Export (1991) Co. Ltd, um nome registrado no fornecedor atacadista e varejista de café Aroma Group, com sede na Tailândia. Os $ 135,10 quase dobraram o recorde anterior do leilão COE ($ 70), que foi estabelecido no ano passado.
O café era de uma variedade Geisha lavada da fazenda Obraje, de Pablo Andrés Guerrero Pérez, localizada em Buesaco, Nariño. Com uma pontuação de 90,61, o lote foi dividido em duas quantidades menores para fins do leilão, com a K.V.N comprando ambas. “Trabalhamos para refinar o processo de nosso café para o concurso, mas nunca esperamos chegar a um preço tão alto”, afirmou o produtor.
Um segundo café com mais de 90 anos - um Geisha lavado da fazenda La Siria, de Anibal Celestino Sanchez Burbano em Huila - também foi dividido em dois. Uma parte foi comprada por dois compradores chineses, enquanto a outra foi adquirida por US $ 95,10 por libra por um consórcio de compradores dos Estados Unidos, incluindo Cometeer, George Howell Coffee, Bird Rock Coffee Roasters, Intelligentsia Coffee e Passenger Coffee.
As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin