Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estiveram na Bahia para mapear as lavouras de café do estado. Foram 70 propriedades visitadas na região do Planalto, que engloba as microrregiões da Chapada Diamantina, Vitória da Conquista e Brejões. Estas são regiões produtoras exclusivamente de café arábica.
A validação mede o grau de precisão do mapeamento das lavouras de café, sendo esta uma etapa obrigatória a ser cumprida para que os dados de área, levantados por meio da técnica de mapeamento com o uso de imagens de satélite, possam ser oficialmente adotados pela Companhia.
De acordo com o 3° Levantamento de Safra de Café, divulgado pela Conab em setembro, a Bahia está entre os quatro principais estados produtores de café do País, com volume estimado em 2,8 milhões de sacas de café beneficiado.
Para o canéfora (conilon), cultivado no litoral baiano, estima-se produção de 1,6 milhão de sacas, com a variedade ocupando posição de destaque na cafeicultura do estado a cada ano. Os outros 1,2 milhão de sacas beneficiadas correspondem ao arábica, cujo cultivo está localizado nas regiões do Cerrado e do Planalto.
As informações são da Conab.