A Cooperativa de Cafeterias do Sur del Tolima (Cafisur) foi a vencedora do concurso organizado em agosto pela Procafecol e pela Buencafé, que uniram esforços para contribuir com o aumento do consumo doméstico de café nas residências colombianas, destacando os atributos excepcionais de diferentes origens.
O desenvolvimento desse novo café liofilizado está alinhado com a missão da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC) de trabalhar pelo bem-estar dos cafeicultores colombianos, em um esforço conjunto de suas subsidiárias Buencafé Liofilizado da Colômbia e Procafecol.
Nesta convocação, todas as regiões cafeeiras puderam participar, unindo esforços cooperativos para selecionar o departamento que cumprisse todos os requisitos para ser a origem desta edição especial.
O júri, composto por membros da Almacafé (braço logístico da FNC) e da Buencafé, conduziu os testes e descreveu as principais características de um bom café colombiano, incluindo atributos como xícara, aroma e sabor.
Para a avaliação, os participantes tiveram que enviar um quilo de café com uma xícara limpa e sem falhas, além de oferecer 17 toneladas de café verde, que serão transformadas em seis toneladas de liofilizado.
"Este é um passo importante para ajudar a aumentar o consumo doméstico de café nas famílias colombianas, destacando a qualidade e a superioridade do grão das diferentes regiões do país", aponta Constanza Mejía, diretora da Buencafé, em comunicado conjunto com Camila Escobar, presidente da Procafecol. Esta edição estará disponível nas próprias lojas e supermercados Juan Valdez em todo o país.
As informações são da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia / Tradução Juliana Santin