De vez em quando, em época de frutificação nas lavouras cafeeiras, é possível achar um grão maior, composto por dois, três, quatro ou mais frutos que foram formados juntos. Esse fenômeno é popularmente conhecido como grãos filipe (ou felipe) e até hoje muitos produtores buscam saber o porquê de alguns frutos nascerem assim.
Segundo algumas lendas, os grãos filipe significam sorte e existem várias crenças e brincadeiras ao redor do tema. A mais conhecida diz que, quando encontrado na lavoura, vale uma prenda, um presente. Quem acha este grão o esconde por alguns dias até encontrar uma maneira ideal de passá-lo para outra pessoa.
O tecnólogo em cafeicultura Leandro Rodrigues Reis, de Cabo Verde (MG), enviou para o CaféPoint algumas fotos de grãos filipe achados em sua lavoura de catuaí amarelo. “Tem algumas plantas que só produzem grãos neste formato”, disse.
Foto: Leandro Rodrigues Reis
De acordo com o pesquisador da Fundação Procafé, José Braz Matiello, essa formação diferenciada pode ser resultado da falta de água. “A formação de frutos filipe está relacionada à duplicação dos pistilos, comum também em outras espécies, em geral associada à falta de água. No caso da planta que dá a maior parte de filipes, que é raro, pode ter ocorrido uma mutação”, conta, explicando que pistilo é o conjunto que forma o órgão feminino da flor.
Você já presenciou grãos filipe na sua lavoura? E pés que só geram frutos assim? Envie sua foto para o CaféPoint através do Facebook ou Instagram!