Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o inverno tende a ser mais rigoroso para o Sul de Minas. Francisco Assis Diniz, meteorologista do Inmet, aponta que a atuação de massa de ar frio na região deve acontecer com mais frequência durante o mês de junho.
Além das quedas nas temperaturas, Francisco afirma que as chuvas também devem ficar acima da média climatológica esperada pelo período. "Tem mais frente fria chegando e por isso os produtores podem enfrentar mais chuvas do que o normal durante o próximo mês", destaca Francisco.
Os mapas de anomalias de precipitação, atualizados em abril pelo Inmet e válido para o mês de junho deste ano, apontam que os volumes devem alcançar até 50 milímetros de precipitação no sul de Minas Gerais. Além do estado mineiro, as chuvas devem atingir ainda parte do Espírito Santo. Já para julho, segundo os modelos, a tendência é que as chuvas sejam mais frequentes na região central do estado, também com precipitação de até 50 mm.
Outro ponto que chama atenção do meteorologista é o fato dos modelos apresentarem temperaturas mais elevadas para os meses de agosto e setembro. "É a própria dinâmica da atmosfera que tem contribuindo para que temperaturas em grande parte do Brasil fiquem acima da climatologia", afirma. O meteorologista destaca ainda que a situação deverá ser acompanhada nos próximos meses para indicação se de fato as temperaturas ficarão mais elevadas.
As informações são do Notícias Agrícolas.