Da Redação
Lançado no final de 2017, com o intuito de reconhecer as empresas que desenvolvam boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade, o Selo Agro + Integridade estará com suas inscrições abertas de 1º de fevereiro até 31 de maio.
Para participar, a empresa precisará aprovar e divulgar internamente e externamente um programa de compliance, que inclua o código de ética ou de conduta; possua canais de denúncia; realize treinamentos voltados para a mudança de cultura organizacional e atue com responsabilidade social e ambiental.
Além destes requisitos, a entidade precisa ter certidão de regularidade de FGTS; certidão negativa do INSS e de débitos trabalhistas; não possuir multas e infrações trabalhistas nos últimos 12 meses; não constar em listas de trabalho escravo e infantil no Ministério do Trabalho e não ter tido comprovação de adulteração e/ou falsificação no âmbito administrativo, gerenciado pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).
Sobre a questão ambiental, a empresa participante deve comprovar ações positivas por meio de programas com foco ambiental, ações efetivas de boas práticas agrícolas ou um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU. Crimes ambientais e infrações nos últimos 12 meses que constarem na Justiça Federal anularão a participação da entidade no programa.
O resultado sairá no final de setembro e a premiação do Selo Agro + Integridade acontecerá em 17 de outubro.
Mais informações: www.agricultura.gov.br