ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inscrições para IV Concurso de Cafés Especiais do Estado do RJ encerram nesta segunda-feira (7)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/12/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

Os produtores cariocas de cafés especiais têm até essa segunda-feira (7) para participar do IV Concurso de Cafés Especiais do Estado do Rio de Janeiro, que acontece de forma on-line este ano devido à pandemia da Covid-19. De acordo com a secretaria de Agricultura do Estado, as regiões Serrana e Noroeste Fluminense são responsáveis por 99% da produção de café de todo o RJ.

O concurso é realizado pela Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (Ascarj), sempre nos meses de dezembro e janeiro, e conta com o apoio das secretarias estaduais de Agricultura, de Desenvolvimento Econômico e da Emater-Rio.

O objetivo é incentivar a produção de cafés especiais no estado carioca. As amostras enviadas serão analisadas por especialistas, que usarão a metodologia de avaliação sensorial da Specialty Coffee Association (SCA). Utilizado mundialmente, o modelo permite notas mínimas a partir de 80 e máximas de 100 pontos.

O evento com as premiações, leilão virtual dos dez cafés finalistas e rodada de negócios com os melhores produtos selecionados na etapa classificatória, será no dia 23 de janeiro.

“Nosso estado tem potencial para ampliar sua produção de café, principalmente dessas safras especiais. A Secretaria de Agricultura vem trabalhando para fomentar essa produção com os recursos do Agrofundo e também oferecendo apoio técnico desde o pequeno ao grande produtor, por meio da Emater-Rio e da Pesagro-Rio. O café do nosso estado é de grande qualidade e ajuda a movimentar a agricultura fluminense”, destaca o secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, a produção de cafés no estado do Rio reúne 2.644 cafeicultores, em sua maioria pequenos produtores, e gera uma receita anual de R$ 75,8 milhões a partir dos grãos cultivados em solo fluminense.

Da produção estadual, 80% ocorre no Noroeste Fluminense, 19% na Região Serrana e 1% no Vale do Café e em outros municípios. O Rio de Janeiro produz uma média de 400 mil sacas de café por ano.

Para mais informações clique aqui.

As informações são do G1 Norte Fluminense.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures