Os produtores cariocas de cafés especiais têm até essa segunda-feira (7) para participar do IV Concurso de Cafés Especiais do Estado do Rio de Janeiro, que acontece de forma on-line este ano devido à pandemia da Covid-19. De acordo com a secretaria de Agricultura do Estado, as regiões Serrana e Noroeste Fluminense são responsáveis por 99% da produção de café de todo o RJ.
O concurso é realizado pela Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (Ascarj), sempre nos meses de dezembro e janeiro, e conta com o apoio das secretarias estaduais de Agricultura, de Desenvolvimento Econômico e da Emater-Rio.
O objetivo é incentivar a produção de cafés especiais no estado carioca. As amostras enviadas serão analisadas por especialistas, que usarão a metodologia de avaliação sensorial da Specialty Coffee Association (SCA). Utilizado mundialmente, o modelo permite notas mínimas a partir de 80 e máximas de 100 pontos.
O evento com as premiações, leilão virtual dos dez cafés finalistas e rodada de negócios com os melhores produtos selecionados na etapa classificatória, será no dia 23 de janeiro.
“Nosso estado tem potencial para ampliar sua produção de café, principalmente dessas safras especiais. A Secretaria de Agricultura vem trabalhando para fomentar essa produção com os recursos do Agrofundo e também oferecendo apoio técnico desde o pequeno ao grande produtor, por meio da Emater-Rio e da Pesagro-Rio. O café do nosso estado é de grande qualidade e ajuda a movimentar a agricultura fluminense”, destaca o secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz.
Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, a produção de cafés no estado do Rio reúne 2.644 cafeicultores, em sua maioria pequenos produtores, e gera uma receita anual de R$ 75,8 milhões a partir dos grãos cultivados em solo fluminense.
Da produção estadual, 80% ocorre no Noroeste Fluminense, 19% na Região Serrana e 1% no Vale do Café e em outros municípios. O Rio de Janeiro produz uma média de 400 mil sacas de café por ano.
Para mais informações clique aqui.
As informações são do G1 Norte Fluminense.