As inscrições para o 2º Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais estão abertas até 31 de outubro. O Prêmio tem como objetivo reconhecer as boas práticas de proteção e conservação dinâmica de bens culturais imateriais associados à agro e sociobiodiversidade presentes nos sistemas agrícolas tradicionais do Brasil.
Serão premiadas até 10 ações, onde os três primeiros colocados receberão o valor de R$ 70 mil, e os demais R$ 50 mil. Também será realizado um evento de premiação e capacitação aos vencedores, promovido pelas instituições organizadoras do Edital.
Poderão se candidatar instituições de direito privado, sem fins lucrativos, com existência mínima de dois anos, contados a partir da data de publicação do Edital. As instituições deverão, ainda, comprovar composição ou parceria com comunidades de agricultores tradicionais.
As regras e o formulário para a inscrição da segunda edição do Prêmio BNDES SAT estão disponíveis no site do evento.
O Prêmio é uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceira com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).