Até o dia 13 de setembro produtores poderão se inscrever para o 29º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Os seis melhores produtores serão premiados, além dos vencedores em até 10 regiões diferentes. Os três primeiros colocados ganharão uma viagem ao exterior para participar do 5º Prêmio Ernesto Illy Internacional.
Os melhores cafés serão selecionados por uma comissão julgadora, com especialistas da illycaffè. Para o Prêmio Ernesto Illy – Nacional, serão selecionados 40 produtores finalistas, que concorrerão aos seis primeiros lugares. O Prêmio Ernesto Illy – Regional terá até dois cafeicultores premiados em cada um dos 10 Estados/Regiões, sendo: Minas Gerais (subdividido em Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas), São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e as regiões Centro-Oeste, Sul e Norte/Nordeste. Todos os vencedores e finalistas receberão prêmios em dinheiro e diplomas.
O regulamento e a ficha de inscrição para o evento estão disponíveis no site do Clube illy do Café. O cafeicultor poderá inscrever quantas amostras desejar de café arábica, mas somente concorrerá com a melhor avaliada na fase eliminatória. Se a fazenda possuir mais de um sócio, as amostras deverão ser inscritas em nome do sócio responsável na receita estadual. As análises serão feitas pela classificação do café quanto ao aspecto, seca, cor, tipo, peneiras, teor de umidade, torração e pela qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso.
Somente em novembro serão divulgados os 40 finalistas e em abril de 2020 haverá a revelação dos vencedores e entrega dos prêmios.