ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

InovaCafé recebe visita de cafeicultores da América Central

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/09/2018

1 MIN DE LEITURA

0
0

A Agência de Inovação do Café (InovaCafé), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), recebeu nos dias 11 e 12 de setembro, técnicos agrícolas de nove países da América Central, com o intuito trocar informações sobre toda a cadeia produtiva do café.

Os produtores com certificação Fair trade, membros de 15 cooperativas de pequenos produtores de cafés de regiões, vieram de países como Bolívia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, México e Nicarágua.

Ao longo de dois dias, os técnicos – acompanhados do coordenador de Produção e Mercado de Café da CLAC/Fairtrade, João Carlos Schmölz de Mattos, e da gestora de Fortalecimento e Desenvolvimento da CLAC no Brasil, Paola Silva Figueiredo – procuraram absorver informações e tecnologias, principalmente as ligadas à mão de obra e à mecanização.  Segundo relatos, a falta de mão de obra para a cafeicultura é um dos principais problemas enfrentados por grande parte dos países produtores.

No primeiro dia, os técnicos foram recepcionados pelo coordenador da InovaCafé, Luiz Gonzaga de Castro Júnior; pelo chefe do Departamento de Agricultura (DAG), Rubens José Guimarães; pela pós-doutoranda Dalyse Toledo Castanheira e pelo pesquisador do Centro de Inteligência em Mercados (CIM) e coordenador do projeto Campo Futuro na UFLA, Heitor Parreiras.

Foram realizadas provas de xícaras com cafés de experimento de fermentação, atividade coordenada pelo professor do DAG, Virgílio Anastácio Silva, e passeio por toda a estrutura do complexo InovaCafé. Na sequência, houve apresentação de Guimarães sobre o manejo da lavoura cafeeira. As atividades tiveram continuidade com visita à vitrine de cultivares do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT do Café), acompanhada do coordenador do órgão, professor Mário Lúcio Vilela de Resende.

No período da tarde, os produtores assistiram a palestra de Heitor parreiras sobre “Custos de produção e características produtivas da cafeicultura de montanha no Brasil”, além de visitarem os experimentos “Otimização de Água na Cafeicultura” e “Plantas de Cobertura”, ambos realizados pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf/Ufla). Já o segundo dia foi dedicado às palestras “Colheita, Pós-Colheita e Qualidade”, comandada por Virgílio Anastácio, e “Colheita Seletiva e Mecanização”, conduzida pelo professor do Departamento de Engenharia (DEG), Fábio Moreira.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures