A International Coffee Partners (ICP) lançou a terceira fase de sua iniciativa Coffee & Climate (C&C), combinando as medidas necessárias para enfrentar os efeitos da mudança climática na produção de café e nas comunidades de produtores de forma pré-competitiva e colaborativa.
A ICP aponta que a mudança climática é um desafio e a ação climática uma responsabilidade global, não sendo diferente no setor cafeeiro. Acrescenta que os efeitos da mudança climática na produção de café são tão grandes que é impossível para os atores do setor abordá-los sozinhos.
Os membros da C&C uniram forças para promover ações concretas que beneficiam as famílias dos pequenos produtores, aumentando a viabilidade e a resiliência dos sistemas de produção e do ambiente cafeeiro. Eles reúnem recursos, experiências e aprendizados e colaboram estreitamente para um objetivo comum.
“A ação climática tem uma importância cada vez maior para o setor cafeeiro. Da produção de café ao café da manhã dos consumidores, o clima se tornou um tema central, e observamos que todos os atores buscam parcerias para resolver os desafios juntos”, afirma Stefan Ruge, gerente do programa da C&C.
A C&C traz 10 anos de experiência no desenvolvimento de práticas agrícolas inteligentes para o clima, como o monitoramento na fazenda e a produção e uso de Biochar em sistemas de produção de pequenos proprietários. “A C&C oferece uma ampla gama de oportunidades para parceiros públicos e privados, ONGs e academia se envolverem em uma parceria pré-competitiva forte e dedicada”, diz Ruge.
Soluções comprovadas e inteligentes para o clima são compartilhadas em uma caixa de ferramentas aberta e as famílias de cafeicultores são ensinadas a usá-las para melhorar seus meios de subsistência. A iniciativa não apenas os apoia e ajuda a moldar regiões cafeeiras inteligentes para o clima, mas também se concentra no estabelecimento de sistemas de café neutros em carbono e no combate ao desmatamento.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin