O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA) avançou, em fevereiro, 1% em termos nominais, quando comparado a janeiro de 2021. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam que o resultado do índice geral reflete a contraposição das variações observadas nos índices dos grupos.
De um lado, o IPPA-Pecuária e o IPPA-Cana-Café subiram 3,9% e 3,2%, respectivamente, mas, de outro, o IPPA-Hortifrutícolas e o IPPA-Grãos recuaram 9,4% e 0,3%. A variação positiva observada no índice da Pecuária esteve atrelada às elevações nos preços nominais do boi gordo, dos ovos e do frango vivo.
Por sua vez, as valorizações da cana-de-açúcar e do café explicam o desempenho positivo do índice composto por estes produtos. No caso de grãos, destacam-se os recuos nos preços nominais da soja e do arroz, que explicam o desempenho do índice desse grupo.
Para os hortifrutícolas, observaram-se quedas de preços para banana, tomate e batata. Também, de janeiro para fevereiro de 2021, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, teve alta de 3,8%, logo, nesse período, os preços agropecuários se desvalorizaram frente aos preços industriais da economia.
As informações são do Cepea.